Combate à Aids no Carnaval
O Serviço de Assistência Especializada (SAE) da secretária municipal de Saúde de Brusque está planejando uma batalha contra a AIDS. No período que antecede o Carnaval, bem como depois, o departamento visa mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença.
Conforme, Mirela Corrêa, responsável pela ação, a preocupação no Carnaval é informar sobre prevenção. "Trabalhamos com a logo do Ministério da Saúde, com o tema A vida é melhor sem Aids. A secretaria de saúde estará vinculando na mídia a informação sobre a importância do uso do preservativo e o exame para detectar o vírus HIV", cometa ela.
A campanha será através de painéis de outdoor e em salas de cinema. No Carnaval de rua, organizado pela prefeitura de Brusque, o SAE distribuirá camisinhas para os foliões. Mirella diz que existem projetos inseridos nas secretarias de Saúde e Educação. "Conseguimos fazer um trabalho com os alunos das unidades básicas de saúde. Rodas de conversas, palestras com os professores. O SAE fez palestras com os professores para eles trabalharem com a temática uma programação anual", prossegue a responsável pela ação.
Normalmente, as pessoas que adquirem o vírus HIV (vírus humano da imunodeficiência) desenvolvem várias doenças, pois o mesmo destrói os glóbulos brancos, conhecidos como linfócitos T-CD4, que dá imunidade ao organismo, enfraquecendo o meio de defesa natural.
Os sintomas da doença podem demorar a aparecer, um dos grandes problemas para a contaminação. A pessoa contaminada com o vírus HIV pode transmiti-lo através de relações sexuais ou de formas mais simples, quando seu sangue entra em contato com o de uma pessoa saudável.